Tá andando... Parabéns pelo trabalho. As fitas amarelas que aparecem nas fotos são fitas dupla face para facilitar a fixação das ripas... Marcelo Gilberto
Cara, que progresso hein! Ja passou do nomeio da roda de proa, parabéns. Vi numa foto no post anterior que está fazendo uma linha de emenda e emendando de topo, isso é valido para espuma? Se for, já estou com vontade de enforcar, em madeira nao é recomendado fazer nenhum dos 2 processos e isso atrasa de modo significativo a obra.
Olá Jorge, os materiais devem ser emendados de forma que, quando envergados, mantenham a linha de curvatura, o que não aconteceria se fosse madeira. A espuma permite esse tipo de colagem. Rog.
Ola Rogerio e Andre, 1º parabens pelo trabalho, pelo que entendi da pergunta do jorge ele, pensou que os strips seriam colados de forma definitiva nas balizas com as emendas de topo fazendo uma linha vertical, sendo que eles estão assim para facilitar a colagem dos topos fixados a mesa, depois serão colados individualmente na melhor posição. Espero espero estar correto na minha observação. Gostaria de saber como será a construção do teto, conves e anteparas. Avante! Tá muito legal o trab. de vcs.
Olá Carlos, é que o Jorge esta fazendo um Samoa com sanduiche de ripas de madeira, e quando colamos as ripas para fazermos uma bem comprida, que vá de proa a popa, as emendas tem que ser bem chanfradas, mas as ripas de espuma podem ser coladas de topo, isto é, em um ângulo reto, pois, mesmo assim elas mantem a curvatura como se fossem uma peça única quando vergadas. Ainda não estamos fazendo o interior, começamos agora a fibragem externa. Abraço, Rog
Olá Rogério, entendi a sua explicação,mas tem outra questão que jorge levantou, que é uma sequencia de emendas nas ripas formando uma linha vertical no casco, que na madeira não é recomendada.BV.
Tá andando... Parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirAs fitas amarelas que aparecem nas fotos são fitas dupla face para facilitar a fixação das ripas...
Marcelo Gilberto
Essa fita tem a finalidade de facilitar a retirada das balizas futuramente, evitando que a cola usada para unir as ripas grude nas balizas. Rog.
ExcluirOlá Rogerio,
ResponderExcluirCara, que progresso hein! Ja passou do nomeio da roda de proa, parabéns.
Vi numa foto no post anterior que está fazendo uma linha de emenda e emendando de topo, isso é valido para espuma?
Se for, já estou com vontade de enforcar, em madeira nao é recomendado fazer nenhum dos 2 processos e isso atrasa de modo significativo a obra.
Abraços,
JD
Olá Jorge, os materiais devem ser emendados de forma que, quando envergados, mantenham a linha de curvatura, o que não aconteceria se fosse madeira. A espuma permite esse tipo de colagem. Rog.
ExcluirOla Rogerio e Andre, 1º parabens pelo trabalho, pelo que entendi da pergunta do jorge ele, pensou que os strips seriam colados de forma definitiva nas balizas com as emendas de topo fazendo uma linha vertical, sendo que eles estão assim para facilitar a colagem dos topos fixados a mesa, depois serão colados individualmente na melhor posição. Espero espero estar correto na minha observação. Gostaria de saber como será a construção do teto, conves e anteparas. Avante! Tá muito legal o trab. de vcs.
ResponderExcluirOlá Carlos, é que o Jorge esta fazendo um Samoa com sanduiche de ripas de madeira, e quando colamos as ripas para fazermos uma bem comprida, que vá de proa a popa, as emendas tem que ser bem chanfradas, mas as ripas de espuma podem ser coladas de topo, isto é, em um ângulo reto, pois, mesmo assim elas mantem a curvatura como se fossem uma peça única quando vergadas.
ExcluirAinda não estamos fazendo o interior, começamos agora a fibragem externa.
Abraço, Rog
Olá Rogério, entendi a sua explicação,mas tem outra questão que jorge levantou, que é uma sequencia de emendas nas ripas formando uma linha vertical no casco, que na madeira não é recomendada.BV.
ExcluirSim, é verdade, temos que ter o cuidado de fazer as emendas ficarem distantes umas das outras.
ResponderExcluir