domingo, 1 de junho de 2014

Tecido já colocado




8 comentários:

  1. Muito bom Senhores, ficou lindão.
    Esse barco vai a passos largos, parabens.

    Abraços,

    Jorge Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Jorge, pena que só nos finais de semana podemos trabalhar um pouquinho a mais.

      Excluir
  2. Olá Rogerio tudo bem?

    Estou acompanhando o seu trabalho esta ficando show de bola. Acompanhei o Jorge do Furioso desde o inicio, Gostaria muito de fazer um também mas por enquanto fico só com inveja de vcs rsrsr. Tenho um veleiro de 26 pés e gostaria de construir um maior, mas no momento não tenho condições, quem sabe daqui uns 3 anos. Se possível gostaria de visitar o seu estaleiro.
    Abç

    Nilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilson, ligue para mim e combinamos um dia. 9931-6995.

      Excluir
  3. Olá Rogério,
    Cheguei ao seu blog através do site do Cabinho.
    Apreciei muito o trabalho que está fazendo. Parabéns!
    Parece-me que esse método de construção com espuma de pvc parece ser muito fácil e de rápida progressão. Não li todos os posts, por isso me desculpe se faço alguma pergunta que já tenha tido resposta anteriormente. As cavernas são descartáveis? Qual a espessura dessa espuma de pvc? Tem alguma característica especial, ou é uma espuma qualquer, desde que tenha a espessura especificada?
    Continuação de bom trabalho.
    Abraço,
    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio Pedro.
      Realmente, até o momento, parece muito mais fácil contruir com espuma.
      As balizas foram feitas com MDF, que será descartado posteriormente, pois construiremos o interior também com material sintético, como sanduiche de espuma e colméias, mas já lí que alguns produzem as balizas com compensado naval de boa qualidade para depois aproveitarem a madeira.
      A espuma de PVC que usamos tem espessura de 20mm e deve ter densidade de 80 Kg/m3, mas em alguns locais, como roda de proa, locais de fixação de ferragens..., a espuma deve ter densidade bem maior,ou ser trocada por material mais denso como madeira ou nylon.
      Por enquando tem estado muito frio e chuvoso em Curitiba, o que está atrasando um pouco a laminação, mas se São Pedro colaborar logo terminamos.
      Abraço,
      Rogerio

      Excluir
  4. Olá Rogério,

    Obrigado pela resposta. Essas informações são todas especificadas no projeto bem como o modo de interligar diferentes materiais, ou há algum manual que detalhe o trabalho com esses materiais?
    Abraço,
    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, este projeto prevê a construção em madeira, strips de madeira e interior de compensado. Como já vimos outros projetos que usavam espuma de PVC e colméias, resolvemos mudar os materiais, mas não antes de nos informar, com o próprio projetista, que se mostrou muito atencioso.
      Este mesmo escritório projeta barcos maiores que usam estes mesmos materiais.
      Para corroborar lí dois livros: Manual de construção de barcos e Técnicas avançadas em materiais compósitos, além de muita informação obtida na internet sobre resinas, fibras, colas ...
      De um modo geral tem sido mais fácil que imaginávamos.

      Excluir